Ir al contenido principal

Projeto de lei que revalida diplomas estrangeiros é aprovado na Assembleia

Os deputados da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) aprovaram um projeto de lei que regulamenta a revalidação do diploma expedido em universidades estrangeiras – cursado em países membros do acordo do Mercosul, bem como de Portugal - no estado de Alagoas. A decisão, que vale para as especializações de pós-graduação ”strictu sensu” e mestrado, é um assunto debatido por vários legislativos estaduais e pelo Senado Federal. Agora o PL segue para a apreciação do governador.
De acordo com a Associação Brasileira de Pós-Graduados no Mercosul, cerca de 80% dos diplomas oriundos de países do Mercosul não são reconhecidos no Brasil. Uma realidade que não condiz com a Constituição Brasileira, que registra em um decreto presidencial (de nº 5518/2005 no seu Art. 5°) que o país faz parte do Estados Partes do Mercosul -  um acordo feito entre nações para garantir a admissão do exercício das atividades de docência e pesquisa.
A proposta da revalidação do diploma é de autoria do deputado estadual Judson Cabral (PT-AL), que demonstrou animação com a aprovação. “É uma vitória importante para muitos profissionais que esperam há anos que o Ministério da Educação (MEC) valide seus diplomas”.
Para Benedito Anadão, diretor-geral da Central de Ensino e Aprendizado de Alagoas (Ceap), que é conveniada com a Unasur – instituição de ensino paraguaia -, a decisão do Legislativo alagoano foi uma ótima iniciativa, no sentido de buscar e aperfeiçoar o sistema educacional alagoano.
“É de suma importância o momento em que vivemos. Estamos num momento em que a sociedade busca esse aperfeiçoamento no nosso sistema educacional. Dessa forma, é preciso ter a consciência de que nosso país vive de educação. Com essa base, teremos esperança de pessoas competitivas e instruídas”, disse Benedito.

Deputados apoiam a revalidação
O deputado Judson Cabral afirmou que o objetivo do projeto é fazer com que os diplomas dos cursos de pós-graduação e outras especializações – mestrado e doutorado -, oferecidos pelas instituições do tratado Mercosul, sejam reconhecidos.
“Esse é um projeto que vai ao encontro dos anseios de muitos formados. O País ampliou o ensino superior e agora é a vez das especializações, que chegaram através de várias faculdades”, conclui o deputado.
Outro parlamentar que apoia a necessidade da revalidação do diploma de pós-graduação de países do Mercosul no Brasil é o deputado estadual João Henrique Caldas (Solidariedade-AL). Segundo ele, a avaliação seguida da revalidação é importante para os professores que investem no exterior.

“Agora esses profissionais poderão vir para o nosso Estado em busca de trabalho e conhecimento. Mas, para isso, a avaliação e a revalidação desse diploma é importante para os professores já possam atuar na sua área com esse diploma”, frisou JHC.

Comentarios